Meu Guri

Centro da Criança e do Adolescente – Meu Guri

O CCA Meu Guri tem como proposta garantir a proteção social à criança e ao adolescente em situação de vulnerabilidade, por meio do desenvolvimento de suas potencialidades, oportunizando aquisições para a conquista da autonomia, cidadania e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, estimulando a participação na vida comunitária onde os mesmos estão inseridos. Trata-se um regime de atendimento a infância e juventude contemplada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente que funciona no contra-turno escolar, possui uma rotina que articula as dimensões pedagógicas, culturais e geográficas da região de Mairiporã.

Na prática, o fluxograma se dá da seguinte maneira: o transporte da instituição possui um trajeto, acordado com a comunidade local previamente, com horário e ponto de referência onde um responsável aguarda a chegada do ônibus junto com as crianças. Depois de realizar esse percurso, as crianças chegam no Meu Guri e se direcionam para o refeitório onde é oferecido um lanche e também possui um espaço para realização da higiene.

Após esta etapa, eles são direcionados para o espaço específico onde é promovido a “roda de conversa”. Depois disto, promovemos a atividade principal e na seqüência, há um espaço para as atividades complementares, principalmente de esporte, cultura e lazer.

Antes da saída, para as crianças é oferecido outro lanche, o transporte da instituição as conduz novamente ao ponto de referência onde um adulto da comunidade as aguarda.

Vale ressaltar que o horário de permanência na instituição é de quatro horas, na manhã das 07h15 (transporte na comunidade) às 11h15 (transporte na comunidade), e no período da tarde, das 13h15 (transporte na comunidade) às 17h15 (transporte na comunidade).

Outro aspecto relevante do nosso Projeto Político Pedagógico (PPP) trata-se das reuniões semanais com as educadoras, este espaço busca compartilhar as experiências socioeducativas, as angústias, dúvidas, sugestões e críticas ao trabalho realizado durante a semana com as crianças e adolescentes.

Temos também como parte do PPP as oficinas de: apoio a alfabetização, marcenaria, teatro e contação de história que fazem parte de uma complementação especial na formação das nossas crianças e adolescentes.

Esta proposta abrange a especificidade da formação desses profissionais e também um aspecto interdisciplinar cuja principal característica é o envolvimento dos funcionários do Meu Guri nas atividades realizadas pelos oficineiros.

leia também

Orientação Sócio-Familiar